Líder da Fórmula 2, paulista de 20 anos será o 32º piloto brasileiro na história da categoria. País não tinha titular no grid desde saída de Felipe Massa, no fim de 2017
Depois de sete anos de ausência, o Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1, com Gabriel Bortoleto, anunciado hoje pela Sauber para a temporada 2025. Desde a aposentadoria de Felipe Massa, no fim de 2017, que o país não tinha um piloto titular na categoria — em 2020, Pietro Fittipaldi disputou duas corridas pela Haas, mas como reserva de Romain Grosjean, que havia sofrido um forte acidente. O paulista de 20 anos será companheiro de equipe de Nico Hulkenberg, atualmente na Haas. Ele será o 32º brasileiro na história da F1.
As negociações de Bortoleto com a equipe suíça avançaram até o acerto durante o último fim de semana, no GP de São Paulo, em Interlagos. Ele foi liberado do programa de desenvolvimento da McLaren para poder assinar com a Sauber, que foi adquirida pela montadora alemã Audi, que passará a controlar a equipe em definitivo em 2026:
– Este é um dos projetos mais empolgantes no automobilismo, senão em todos os esportes. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história no automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, tenho o objetivo de crescer com este projeto ambicioso e alcançar o auge do automobilismo. Sou imensamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolvimento de jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso.
Líder da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1, Bortoleto passou a ser considerado pela Sauber após após uma grande exibição em Monza, na Itália, no início de setembro, quando venceu após largar do 22º e último lugar. Semanas depois, o brasileiro deu continuidade à temporada consistente e assumiu a ponta do campeonato.
A vaga na Sauber é a penúltima a ser definida para 2025 — resta apenas a Racing Bulls definir seu segundo piloto para o grid da temporada estar completo (confira). A equipe suíça é a última colocada do Mundial de Construtores deste ano. Porém, tem futuro promissor, por ter sido adquirida pela Audi, que assume o controle a partir de 2026.
Para ser escolhido pela Sauber, Bortoleto precisou superar a concorrência de diversos pilotos que também chegaram a ser considerados pela escuderia: Valtteri Bottas (atual titular da equipe), Mick Schumacher (reserva da Mercedes), Théo Purchaire (campeão da F2 em 2023) e Franco Colapinto (que assumiu a vaga na Williams no lugar de Logan Sargeant, mas não tem assento para 2025).
Fonte e foto: G1, F1 e Terra