O valor médio nacional do litro da gasolina fechou a primeira quinzena de 2024 a R$ 5,77. A queda é de 0,35% ante dezembro. Foi registrada redução em todas as regiões brasileiras. O etanol também ficou mais barato para os motoristas brasileiros. A média nacional fechou os primeiros dias de janeiro a R$ 3,61, recuo de 2,43%.
Os dados são do IPTL (Índice de Preços Edenred Ticket Log), levantamento da Edenred Brasil com base nos abastecimentos realizados em 21.000 postos do país.
O Norte se destaca na redução do preço do litro da gasolina. Apesar de comercializar o maior valor médio do país (R$ 6,20), a região registrou a redução mais expressiva em todo território nacional, em relação a dezembro de 2023, com queda de 1,27%. A gasolina mais barata foi comercializada no Distrito Federal, a R$ 5,54.
Somente dois estados apresentaram alta no preço do combustível. A gasolina mais cara de todo o território nacional foi identificada nos postos do Acre, a R$ 6,63. Em Pernambuco, o litro fechou a R$ 5,71, com aumento de 2,88%.
ETANOL
Com relação ao etanol, a média mais baixa do país foi observada no Centro-Oeste, a R$ 3,46, valor 1,14% menor ante dezembro. A região também teve a menor média brasileira no mês passado.
A maior redução de preço foi registrada na região Sul, a 2,02%, onde o litro do etanol fechou a R$ 3,89. O litro com a média mais alta foi encontrado nos postos do Norte, a R$ 4,58.
Entre os estados, no Alagoas houve a redução mais significativa para o etanol de 4,11%, vendido à média de R$ 4,20. Já nos postos de Mato Grosso, o combustível foi encontrado pelo menor preço médio do país, a R$ 3,33.
O aumento mais expressivo, de 1,24%, foi localizado em Pernambuco, comercializado a R$ 4,09, e a média mais alta, em Rondônia, a R$ 4,86.
“A gasolina foi considerada o combustível mais vantajoso para o abastecimento em 8 estados, enquanto o etanol em 16 e no Distrito Federal. Além de ser mais econômico, o etanol é ecologicamente mais viável por oferecer menor impacto ao meio ambiente ao contribuir com a redução das emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas”, afirma Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
DIESEL
Após reajuste e reoneração que puxaram o preço para cima, o litro do diesel inicia 2024 em leve baixa de 1%. O tipo comum fechou a 1ª quinzena de janeiro a R$ 5,99, com redução de 0,50% ante dezembro. Já o S-10 fechou o período a R$ 6,14, depois de ficar 0,65% mais barato para os motoristas.
“A redução para o diesel anunciada no final de dezembro somada a reoneração do combustível válida desde o dia 1º de janeiro, resultou em um recuo sutil de menos de 1% no preço repassado aos motoristas”, declara Pina.
Nas 5 regiões brasileiras o combustível registrou queda no preço apenas no Centro-Oeste, de 0,66% para o comum e de 0,32% para o S-10, que fechou a R$ 6,02 e R$ 6,21, respectivamente.
Os aumentos mais expressivos foram identificados nas bombas de abastecimento do Nordeste, onde o comum foi comercializado a R$ 6,03, depois de ficar 1,52% mais caro, e S-10 a R$ 6,12, com aumento de 0,99%.
Já entre as médias, a mais baixa foi registrada na região Sul, que comercializou o comum a R$ 5,83 e o S-10 a R$ 5,90. O Norte registrou as médias mais altas, com o comum a R$ 6,60 e o S-10 a R$ 6,55.
Fonte Poder360