A Guarda Municipal de Rio do Sul recebeu 314 currículos de pessoas interessadas em atuar como coordenadores de segurança e monitoramento escolar. Esta semana, os 40 candidatos que passaram para a fase seguinte do processo de seleção, iniciam o treinamento. A aula inaugural foi realizada hoje no auditório da Secretaria Municipal de Educação, que fica no Bairro Boa Vista.
A capacitação terá aulas diárias com instrutores da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Procuradoria Jurídica do Município, da Secretaria de Educação, da Defesa Civil, de um instrutor de defesa pessoal, além de prever a visitação técnica nas escolas e creches municipais.
Ao final do treinamento, haverá uma prova classificatória, onde serão selecionados os 29 coordenadores. São cargos de livre nomeação e exoneração, com contrato de trabalho por tempo determinado de seis meses, e que poderá ser prorrogado. O salário é de R$ 2.308, com adicional de vale-alimentação por dia trabalhado, que pode chegar a 500 reais por mês.
A contratação destes profissionais é uma das 10 Medidas Para uma Escola Mais Segura, proposto pela Prefeitura de Rio do Sul e uma comissão formada por representantes de órgãos de segurança, escolas e sociedade civil.