O novo levantamento da Serasa Experian, realizado pelas 27 unidades federativas do país, revelou que 28% dos produtores rurais brasileiros estavam inadimplentes em julho deste ano. De acordo com o head de agronegócio da empresa, Marcelo Pimenta, o número pode ser considerado baixo.
“Quando comparamos com toda a população negativada, por exemplo, o índice chegou a 43,7% em julho deste ano. Além disso, a relação com o estudo que fizemos em março deste ano mostra que o índice permaneceu praticamente estável, com aumento de 1%”, explica.
Segundo a pesquisa, a idade é um fator determinante sobre a negativação no campo. Os dados mostram que os trabalhadores rurais que possuem mais de 60 anos possuem menor inadimplência, enquanto aqueles que possuem entre 18 e 25 anos marcaram níveis mais altos.
A analise observou que o Sul registrou o menor nível de negativação, com apenas 15% dos trabalhadores do campo com nome no vermelho, seguido pelo Sudeste (24,6%), Centro-Oeste (30,4%), Nordeste (33,8%) e Norte (40,1%).
A visão por unidades mostrou o Amapá possui o maior percentual de produtores rurais inadimplentes. Em contrapartida, o estado de Santa Catarina mostra o cenário mais positivo.
Foto/crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil