Um levantamento feito pela AFUBRA mostra que já são mais de 6.400 avisos de granizo emitidos pelos produtores de tabaco associados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na safra atual. Os números chamam a atenção, tendo em vista que no ciclo anterior, considerando o mesmo período, foram 1.073 registros, um incremento de 496%. Além dos prejuízos financeiros, o clima adverso dificulta o trabalho dos avaliadores.
Segundo o coordenador de Pesquisa e Estatística da AFUBRA, Alexandre Paloschi, os dados atualizados até sexta-feira da semana passada mostram que havia 5.153 avisos de granizo referentes aos três estados da região Sul.
Segundo Paloschi, a AFUBRA procura atender aos chamados com a maior brevidade, mas não é possível levar os avaliadores a campo com tempo instável. “Às vezes o associado questiona o motivo da demora e é esse, não dá para fazer esse trabalho abaixo de chuva.”
Temporais isolados e a chuva de granizo têm causado estragos em lavouras de tabaco no Alto Vale. Um dos municípios mais atingidos é Santa Terezinha.