O biker rio-sulense de downhill inicia no fim de semana a participação em um dos eventos mais importantes da temporada, a série de provas do Red Bull Cerra Abajo em Valparaiso no Chile. O evento que é o maior torneio de downhill urbano da América do Sul passa ainda nesta temporada pela Colômbia, México e pela Itália envolvendo os melhores pilotos de downhill do mundo.
Borba foi o primeiro brasileiro da história a conseguir subir no pódio da prova, justamente na abertura da competição em 2023 no Chile. Na programação do evento, no sábado os atletas vão conhecer o percurso e descer pelas escadarias. No domingo pela manhã acontece os treinos livre, pela tarde o qualify e posteriormente a final.
O percurso tem cerca de 2 quilômetros de extensão. Começa no topo do Cerro Carcel, antes de passar pela Praça Bismark e Rua Atahualpa em direção à fonte de Netuno, na Praça Aníbal Pinto, no centro da cidade, onde fica a linha de chegada da prova. Na descida, os competidores pedalam na cobertura de uma casa ao lado da famosa escada Boccacio, que os levarão ao interior do Hotel Faro Azul. Esta é a parte mais icônica e radical da pista.
Entre os competidores presentes estarão Tomas Slavik, tricampeão da competição, além de figurinhas conhecidas do cenário internacional e nacional, como Pedro Ferreira, Camilo Sanchez, Phill Atwill e Pedro Burns. Todas as etapas terão transmissão gratuita ao vivo e em português pela Red Bull TV.
O atleta rio-sulense está no Chile se preparando para a prova há uma semana. Segundo ele essa adaptação é importante para iniciar o desafio mais importante do ano. Ele explicou que na próxima semana disputa a Descida das Escadas de Santos, outro importante prova do calendário nacional, que tem transmissão ao vivo no Esporte Espetacular na Rede Globo.
“Vamos começar o ano muito forte, com diversos eventos importantes e estou muito preparado e bem focado para os desafios que vamos ter. Quero repetir o resultado do ano passado aqui no Chile e até melhorar, mas sabemos que no downhill um milésimo, um segundo, muda tudo, então vamos estar bem psicologicamente para fazer uma descida que nos leve ao pódio”, comentou.
Departamento de Comunicação
Fundação Municipal de Desportos/Prefeitura de Rio do Sul