O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina uma indicação ao Estado, solicitando a liberação de uma linha de crédito com juro zero para as empresas localizadas nas regiões afetadas pelos eventos climáticos das últimas semanas.
Na tribuna, o parlamentar destacou que o comércio foi o setor econômico mais prejudicado pelas enchentes. Segundo dados da Fecomércio, a redução média no faturamento das empresas catarinenses foi de 35,5%. Mais de 35% dos negócios também precisaram interromper o atendimento aos clientes durante o evento.
“Além do socorro urgente e necessário às pessoas, com liberação de FGTS, abrigos, auxílio na reconstrução das cidades e reforço dos serviços públicos, também precisamos garantir a retomada da economia para que a população catarinense não seja duplamente castigada”, ressalta.
O deputado avalia ser urgente a criação de linhas de crédito emergenciais, com o mínimo de exigências e burocracia, para capital de giro ou reforma dos estabelecimentos afetados. “É possível, ainda, verificar a postergação ou o parcelamento de impostos”, diz.
Por fim, Lunelli chamou a atenção para a falta de investimento em prevenção, pontuando que a missão de quem participa da política é pensar no futuro e garantir que as obras essenciais sejam feitas. “Não tratar essa questão como prioridade é um desrespeito com a vida dos catarinenses”, afirmou.
A indicação recebeu apoio dos demais parlamentares e será encaminhada ao governo do Estado.
Fonte: Upiara Online