Mesmo com a diminuição das fortes chuvas em Santa Catarina, o estado segue em alerta para a ocorrência de deslizamentos, em consequência da fragilidade do solo, conforme boletim da Defesa Civil do Estado.
Chuvas deixaram solo frágil
A previsão aponta a possibilidade de temporais e chuvas fortes entre esta quinta (2) e sexta-feira (3) em todas as regiões de Santa Catarina. No período, a preocupação é maior nos seguintes pontos:
Risco muito alto de movimentações de terra: Meio-Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e partes do Litoral Sul, Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Oeste.
Já entre a quinta-feira e o sábado (4) a atenção é para as regiões em laranja no mapa:
Risco alto de movimentações de terra: Extremo Oeste, Baixo Vale do Itajaí e partes do Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte, Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
“A diminuição das chuvas nos últimos dias auxiliam para o escoamento da água no solo, contudo, com o acumulado de precipitação ocorrida no mês de outubro as condições geológicas apresentam-se ainda frágeis”, diz o boletim meteorológico.
El Niño em Santa Catarina
O mês de novembro em Santa Catarina trará chuvas frequentes, porém, espera-se que a quantidade de chuva seja menor em comparação a outubro.
Isso é o que indicam as previsões da Epagri/Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para os próximos três meses.
O fenômeno pode causar mudanças no tempo, como chuvas intensas, secas ou até mesmo aumento da temperatura em algumas áreas.