Os pequenos e médios empreendedores do comércio on-line tiveram um faturamento de aproximadamente R$ 301 milhões em outubro. Esse montante representa um incremento de 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou R$ 238 milhões em receita. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de criação de lojas virtuais. Além do aumento nas receitas no mês passado, um fator que anima o setor é a proximidade da Black Friday, dia em que são realizadas diversas promoções, principalmente em sites, que impulsionam o faturamento dessas empresas.
Na visão de Luiz Figueira, Diretor Geral de Plataforma na Nuvemshop, o resultado de novembro pode ser ainda mais significativo. Segundo ele, as pequenas e médias empresas do e-commerce estão adotando uma estratégia de antecipação. Segundo Figueira, muitos comerciantes adiantaram suas promoções, e 22% deles programaram ofertas ao longo do mês de novembro. Com isso, eles não se limitaram apenas à semana ou ao dia da Black Friday, conforme revela a pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023” realizada pela Nuvemshop.
Os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores on-line continuam sendo o cartão de crédito (48,5%) e o Pix (40%). No que diz respeito aos setores de maior destaque, a moda liderou as vendas no mês, alcançando um faturamento de R$ 109 milhões, seguida por saúde e beleza (mais de R$ 25 milhões) e acessórios (R$ 19,5 milhões).
Essa análise considerou as vendas realizadas nos meses de outubro de 2022 e 2023 pela base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.