Um homem de 42 anos está internado em estado grave depois de ter sido picado por uma cobra em Agrolândia. Pastor da Igreja Pentecostal Deus é Amor de Braço do Trombudo, Evandro José Matteussi foi surpreendido por uma jararaca em uma região de mata, perto da casa onde mora. Ele chegou a ir para o hospital, mas, segundo familiares, o quadro se agravou por causa de uma hemorragia no cérebro provocada pelo veneno do réptil.
O incidente ocorreu ainda no final de 2023, quando Vando — como é carinhosamente conhecido — foi picado na mão pelo animal. A irmã, Marilda Matteussi Pacher, contou à reportagem do NSC Total que o homem estava com o cunhado no momento da ocorrência. Assim que conseguiu se desvencilhar da cobra, ele teria passado em casa para, depois, ir até o hospital de Agrolândia.
O pastor recebeu soro durante o atendimento médico e, por aparentar estar bem, ganharia alta logo no dia seguinte, de acordo com Marilda. O homem, porém, sofreu uma convulsão e teve de ser transferido ao Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, para fazer uma tomografia.
No exame, os médicos constataram que Evandro estava com um coágulo no cérebro e, por isso, seria necessário fazer uma cirurgia. Depois do procedimento, no entanto, os especialistas perceberam que o sangue já não circulava mais no órgão, o que foi considerado um caso raro pela equipe, como conta a irmã do pastor.
“Parece que depois da cirurgia, o veneno da cobra voltou com “mais força” para o corpo dele“, diz Marilda.
Para o neurologista João Natel, o veneno do réptil pode ter sido o causador do coágulo no cérebro e, por isso, um procedimento cirúrgico foi necessário.
“Provavelmente essa picada da jararaca tem um veneno que pode provocar hemorragias, como no caso dele, um hematoma cerebral, que deveria ser bastante extenso ao ponto de fazer uma cirurgia para drenar esse sangue. Só que depois, provavelmente o cérebro inchou“, explica.
Evandro mora em Agrolândia, mas é pastor na igreja Deus é Amor, em Braço do Trombudo, para onde vai “mesmo debaixo de chuva”, segundo a irmã. Ele segue internado em estado grave em Rio do Sul.
Enquanto isso, a família pede orações pela recuperação de Vando.
“Agora a gente está aqui, à espera de um milagre porque os médicos disseram que o cérebro dele está morrendo. Só que a gente crê em um milagre até o último instante“, comenta.
O que fazer ao avistar uma cobra
A jararaca é uma espécie de cobra peçonhenta que costuma estar envolvida em acidentes com seres humanos em Santa Catarina. Perigosa, ela fica espalhada por todas as regiões do Estado, como mostra o infográfico abaixo.
É comum, no entanto, que ela fuja ao ser avistada. Vale lembrar que a jararaca tem desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal. Por isso, sempre que for pegar algo no chão ou caminhar na mata, é importante usar um calçado — de preferência bota — e prestar atenção por onde pisa, conforme orienta a Fiocruz.
Além disso, ao se deparar com uma cobra, o ideal é não matar ou tentar capturar o animal, mas acionar os bombeiros pelo 193 para resgatá-la. O biólogo e herpetólogo Alex Giordano Bergmann ainda sugere que, se possível, a pessoa observe o réptil a uma distância segura para não perdê-lo de vista até a chegada dos socorristas.
Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital mais próximo.
Via Educadora