O Portal de Pagamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) fechou o ano de 2023 com R$ 2,6 milhões em 12.243 faturas pagas usando o sistema. Ao todo foram 8.586 pagamentos, sendo a maior parte (68%) na modalidade de Pix, seguida de cartão de crédito em até 24x (22%) e débito (10%).
Os novos métodos de pagamento da Casan são resultado de uma parceria iniciada em agosto com a empresa de soluções de pagamento Flexpag. Com o pagamento na palma da mão e sem filas, a economia é de mais de 95% em relação aos métodos tradicionais. Para o presidente da Casan, Edson Moritz, “essa é uma maneira de a Companhia também se aproximar do usuário no mundo digital, modernizando cada vez mais o seu serviço”.
Desde outubro, a Casan também vem instalando o sistema Point of Sale (POS), com maquininhas de pagamento instaladas em totens. Até o momento, as agências de Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Forquilhinha, Garopaba, Içara, Laguna, São Joaquim, São José e Xanxerê já receberam o novo sistema.
Para o primeiro semestre deste ano, a Casan estuda expandir a solução digital de pagamento incluindo QRCodes nas faturas. O objetivo é facilitar os pagamentos via pix, sem a necessidade de cadastros ou mesmo uso de maquininha, utilizando diretamente o celular.
Como fazer o pagamento
O Portal de Pagamento da Casan pode ser usado para pagar faturas vencidas e não vencidas. Para fazer o pagamento em um primeiro acesso, é preciso se cadastrar, fornecendo o nome completo, contato e o CPF/CNPJ para criar uma senha. Depois, é só indicar os dados pessoais vinculados à matrícula, para então acessar as faturas e escolher a forma de pagamento. Já pelo sistema de maquininhas instaladas nos totens, não é preciso cadastro para efetuar o pagamento das faturas, bastando apenas inserir a matrícula e escolher as faturas e a forma de pagamento desejada.