Em ato na manhã de quarta-feira (31), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou um decreto para criar o “vale-farda” aos policiais e bombeiros militares do Estado. O valor será pago no mês de aniversário de servidor, anualmente, para que a pessoa possa atualizar o fardamento usado durante o serviço. Atualmente, o policial ou bombeiro recebe as roupas e calçados no começo da carreira e faz a substituição conforma a disponibilidade na corporação.
A partir de agora, o governo de SC vai depositar R$ 1,7 mil por ano ao policial e bombeiro no mês de aniversário do servidor. Internamente, o Estado chama o benefício de indenização de fardamentos. Na campanha eleitoral de 2022, Jorginho havia prometido a medida, que era uma das solicitações dos servidores das forças de segurança. A ideia é fazer com que as demais corporações também recebam o mesmo vale futuramente.
Segundo o governo, o anúncio também traz benefícios para a gestão das corporações, uma vez que elimina a burocracia envolvida nos processos licitatórios de compra de fardamento, ou seja, resulta em mais militares disponíveis para a atividade operacional.
A assinatura da medida foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM). Com o decreto, o vale-farda já entra em prática no mês de fevereiro.
Foto/crédito: Eduardo Valente/GOV SC