Reunião do Fórum Parlamentar Catarinense integra prefeitos de cidades atingidas neste mês de outubro
Se neste momento não houver mobilização e apoio maciço para obras de mitigação de cheias, o Vale do Itajaí está sujeito a uma série de anos e anos de tragédias como as enchentes que nos atingem neste momento. A opinião é do prefeito de Rio do Sul, José Thomé, durante fala nesta terça-feira (10), em reunião on-line do Fórum Parlamentar Catarinense, com a presença de deputados federais, senadores, Defesa Civil de Santa Catarina e prefeitos de mais de uma centena de cidades atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram no Estado desde a semana passada.
Thomé defende sobretudo união e aproveitar o momento da construção do orçamento federal para o ano de 2024, para inclusão de recursos para obras de mitigação previstas no Plano JICA, conjunto de ações e serviços de infraestrutura desenvolvido por uma equipe japonesa que estudou a bacia hidrológica do Vale do Itajaí.
“O governo estadual e federal precisa priorizar urgentemente estas ações que estão com projetos prontos. São obras viáveis, que podem ser feitas aos poucos, em uma sequência lógica de licenciamentos, melhoramentos fluviais e obras de contenção. Temos a necessidade, a urgência e a mobilização necessária para tirar isso do papel. E aqui estão uma centena de prefeitos que contam com todos os parlamentares integrantes do Fórum catarinense para esta mobilização”, disse Thomé.
🚨 Emergências, ligue 199
💻 Acesse: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php
🤳🏽 Baixe em seu celular: Alerta RSL
🚔 Guarda Municipal, ligue 153
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul