O primeiro campeão da edição 62 dos Jogos Abertos de Santa Catarina será conhecido neste final de semana. O troféu em disputa será na modalidade de bolão 16 feminino. A competição acontece no período de 29 deste mês a 9 de dezembro, em Rio do Sul, mas a modalidade acontece na cancha do Clube Guiracás, em Timbó, neste sábado a partir das 8h30, a exemplo do ano passado. O naipe masculino será no mesmo local nos dias 11 e 12.
O presidente da Comissão Organizadora, Serginho Schlemper, destacou que a implantação de uma cancha oficial de bolão 16 tem um custo bastante elevado. “Aqui em Rio do Sul se pratica a bola 23, tanto assim que temos as canchas do Caça e Tiro Dias Velho, do Duque de Caxias, além das sociedades Albertinense, Fundo Canoas, Bela Aliança e 25 de julho, no Alto Matador”. Serginho disse que existe um projeto para construir uma cancha anexa ao Centro de Eventos Hermann Purnhagen.
A equipe de Rio do Sul é praticamente a mesma do ano passado. Uma das integrantes está lesionada. Outra está fora em razão de gravidez. “Como Rio do Sul não possui pista vamos na cara e na coragem” observa Joana Wehmuth. A equipe conta com três atletas que são do Rio Grande do Sul que treinam bastante, e confiamos nelas para buscar um bom resultado. “Nossa chave conta com equipes de renome nacional, como o caso de Indaial e Blumenau”.
Timbó vai ser sede também do atletismo (M e F). O local já estava definido mesmo antes das enchentes que assolaram Rio do Sul em outubro. É que está prevista a substituição total do gramado do Estádio Alfredo João Krieck, para atender as exigências da Federação Catarinense de Futebol. Serginho observou que a maioria das competições de atletismo promovidas pela Fesporte e da Federação Atlética são realizadas naquela pista.
Outras duas modalidades que começam antes dos Jasc são o remo (M e F) e o triathlon (M e F). O remo será na Raia Náutica. Já o triathlon será na praia de Canasvieira. O presidente da Comissão Organizadora observou que normalmente o remo acontece em Florianópolis. “Teríamos o rio Itajaí-açu em Lontras, mas com as chuvas recentes seria inviável”. Por falta de um local para fazer a prova de natação, no ano passado foi realizado o duathlon olímpico, que é a combinação de ciclismo e corrida.
Time Rio do Sul
Joana Wehmuth
Tainara Schröder
Franciele Jansen
Franciana Will
Daniela Timm
Claudia Krummenauer
Orlando Pereira/Especial Fundação de Esportes