A Assembleia Legislativa discutiu, na sessão ordinária desta terça-feira (29), os problemas relacionados ao saneamento básico e à coleta de esgoto em Santa Catarina. O deputado Antídio Lunelli (MDB) chamou a atenção para o levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado que aponta que metade dos municípios catarinenses não contam com o serviço.
O parlamentar comentou que os dados mostram um descaso com o tema e que, atualmente, 143 municípios catarinenses não possuem coleta ou tratamento de esgoto.
O deputado, que também preside a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, convocou uma audiência pública para discutir o tema, orientar e mobilizar os prefeitos a adotar ações e políticas públicas de esgotamento sanitário. A realização da audiência foi aprovada pelos demais integrantes da comissão.
Segundo a lei, de três anos atrás, 90% da população brasileira deve passar a ter coleta e tratamento de esgoto até o fim de 2033.
De acordo com Lunelli, os dados revelados pelo TCE mostram um enorme descaso no passado e também no presente com a questão do saneamento em Santa Catarina. A média de cobertura no Estado é de apenas 30%:
A data e o local da audiência pública para tratar dos problemas do saneamento ainda serão divulgados.
Ouça a entrevista: