Uma área de alta pressão mantém o tempo firme na maioria de Santa Catarina neste sábado (25), com predomínio de sol e pouca variação de nuvens no período. Conforme a Defesa Civil, no domingo (26), podem ocorrer pancadas de chuva fracas de forma isolada, mas é entre segunda-feira (27) e quarta-feira (29) que a população deve ficar atenta às condições de tempo, quando o processo de formação de uma baixa pressão traz chuva intensa para o estado, com risco para alagamentos e enxurradas, em especial nas áreas litorâneas.
“A população deve se manter atenta para as mudanças previstas a partir da segunda-feira (27), quando o processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste. O período com os maiores volumes previstos ocorre entre a terça (28) e a quarta-feira (29), quando a região de baixa pressão se posiciona na costa do estado, provocando chuvas intensas na região. Este sistema também favorece agitação marítima, que pode superar os 3,0 m nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul”, informou a Defesa Civil.
Confira a nota da Defesa Civil
Nota Meteorológica DC/SC 24/11 – Semana chuvosa após um final de semana de tempo firme
Elaborado em: 24/11/2023 – N° 076/2023
Meteorologista: Caio Guerra
Uma área de alta pressão mantém o tempo firme em grande parte de Santa Catarina nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), com predomínio de sol e pouca variação de nuvens no período. No domingo (26), a presença de umidade e instabilidades deixam o tempo nublado e podem provocar pancadas de chuva fraca, sem oferecerem riscos nem acumulados significativos de precipitação.
A população deve se manter atenta para as mudanças previstas a partir da segunda-feira (27), quando o processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste. O período com os maiores volumes previstos ocorre entre a terça (28) e a quarta-feira (29), quando a região de baixa pressão se posiciona na costa do estado, provocando chuvas intensas na região. Este sistema também favorece agitação marítima, que pode superar os 3,0 m nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 40 e 80 mm no Grande Oeste e Planaltos, com pontuais que se aproximam dos 100 mm. Nestas áreas, o risco é moderado para danos como alagamentos e enxurradas. Já nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí o risco é muito alto. Nesta região, a chuva persistente traz volumes entre 80 e 150 mm, com pontuais que podem superar estes valores.