A previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina alerta para temporais em todo o Estado e a permanência dos riscos para alagamentos e deslizamentos. Nesta segunda-feira (16), além das fortes chuvas, existe o risco entre moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa.
Durante a manhã as temperaturas podem variar entre 10°C e 15°C nas áreas mais elevadas do Estado. As temperaturas máximas superam os 30°C no Extremo Oeste e variam entre 22°C e 26°C no Litoral e Vale do Itajaí.Segundo a Epagri/Ciram, são esperados durante a segunda e terça-feira no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, de 80 a 150 mm em média de chuvas. No Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí, pode variar de 70 a 100 mm em média. Nas demais regiões (Grande Florianópolis, Litoral Sul e baixo Vale do Itajaí) os totais variam de 40 a 70 mm.
Na terça-feira (17), a formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforça as instabilidades na atmosfera, provocando temporais e favorecendo a condição de chuva intensa e volumosa ao longo do dia, principalmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte.O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e moderado a alto para ocorrências associadas à chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos.
Na quarta-feira (18) as instabilidades perdem força, mas ainda deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões. Na quinta-feira (19), novas áreas de instabilidades fornecem condições para temporais e chuva intensa no Grande Oeste catarinense.
Informações NSC