A primeira usina térmica a gás natural de Santa Catarina, a ETE Trombudo II, está sendo construída no município de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. E quem vai fornecer o insumo é a SCGás, concessionaria do segmento no Estado.
A companhia anunciou nesta sexta-feira que assinou o primeiro contrato como fornecedora de gás natural para geração de energia. O cliente é um usuário livre de gás natural. Significa que o usuário tem sua própria molécula e a SCGás presta serviço de distribuição do gás.
A parceria foi assinada com a Beta Produtora de Energia SPE S.A proprietária da Usina Termelétrica de Trombudo Central.
Na opinião do presidente da SCGás, Otmar Müller, esse projeto coloca Santa Catarina como um estado viável para projetos de térmicas nos próximos leilões de energia do país. Também é um marco importante no movimento de interiorização do desenvolvimento econômico do Estado.
O gerente Comercial, Industrial e Veicular da SCGás, Rafael Nicolazzi, diz que essa assinatura abre as portas para o mercado livre de gás natural e termelétrico no estado, colocando em prática as resoluções da agência reguladora Aresc vigentes.
– Temos tratativas em andamento com mais alguns projetos de termelétrica a gás natural [em estudo] interessados em se cadastrar nos próximos leilões de energia. Esse primeiro contrato, com certeza abre a porta para novos projetos e é importante não só para a SCGás, mas para toda Santa Catarina. Uma usina termelétrica a gás contribui muito para a segurança energética do estado e do país como um todo – afirmou Nicolazzi.
Foto: Divulgação
Fonte: Estela Benetti/NSC