Na tarde de segunda-feira (16), ocorreu a formatura do curso preparatório para o grupo de nove agentes da Guarda Municipal de Rio do Sul. Desde o mês de maio, os agentes encontram-se em treinamento na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), como última fase da nomeação para fazerem parte do efetivo de segurança municipal.
O efetivo tem ainda aulas nesta terça e quarta-feira e, logo após, retornam para Rio do Sul, quando serão oficialmente integrados ao grupamento municipal. O comandante da Guarda, Eder Kreusch, compareceu ao evento e parabenizou os formados e também transmitiu uma mensagem do prefeito José Thomé e da vice, Karla Bastos Miguel, que não puderam comparecer por causa do trabalho de gestão do atendimento emergencial da enchente que atinge o município.
“Saibam que a população de Rio do Sul espera muito de vocês. A segurança pública como um todo depende da Guarda Municipal e de outros órgãos, e é por isso que este trabalho de treinamento é tão intenso. E é em momentos como esse que a cidade vive, com uma situação de emergência, que o trabalho de vocês é decisivo. Sintam-se abraçados por esta conquista na vida pessoal e profissional e contem conosco para realizarmos um grande trabalho”, declarou o comandante.
A partir desta quinta-feira, com a integração dos agentes, a Guarda Municipal de Rio do Sul passa a contar com 36 profissionais.
Treinamento durou quatro meses
As atividades na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), duraram quatro meses e tiveram aulas teóricas e práticas sobre as atribuições dos profissionais de segurança pública, como atuação nas comunidades, escolas, trânsito, legislação, primeiros socorros, mediações de conflitos, fiscalizações, patrimônio público, direção defensiva, uso da força, arma de fogo e defesa pessoal, entre outros. No total foram 956 horas-aula, com avaliação final. Todos os nove agentes de Rio do Sul foram aprovados.