Novos testes para a autorização do acostamento como terceira faixa na BR-101 entre Itapema e Itajaí devem ser realizados em 2024. A informação foi divulgada na terça-feira (19), em reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Arteris Litoral Sul, além da deputada Paulinha e prefeitos da região.
Durante a reunião, as autoridades de trânsito reforçaram a importância de fazer mais testes em janeiro para reavaliar a medida e buscar uma solução para as filas provocadas pelo trânsito. O teste realizado no último fim de semana foi considerado como inconclusivo. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 9 de janeiro de 2024, com o objetivo de definir o formato do novo teste, assim como os trechos, dias e horários.
A deputada, que defendeu a medida como forma de amenizar o congestionamento da BR-101 durante a temporada de verão, reforçou que trafega pela rodovia todos os dias e que autorizar o uso da terceira faixa em um teste por 30 dias vai tornar o diagnóstico mais preciso, incluindo mais dias durante a semana, quando o fluxo de veículos é maior.
Já o prefeito Paulinho, de Bombinhas, insistiu que novos testes sejam feitos ainda em janeiro, justamente para que se possa ter uma avaliação mais precisa no uso do acostamento como terceira faixa. A avaliação da ANTT é que houve receio inicial dos motoristas em utilizar o acostamento, movimento que aumentou ao longo do fim de semana. A PRF destacou que para editar nova portaria de uso, precisa da manifestação da Arteris e da ANTT.
Os testes não seguirão imediatamente porque a Arteris apontou que em virtude do fim do ano não consegue contratar serviços de benfeitorias que seriam necessários, e nem providenciar novas placas de sinalização. A próxima reunião de avaliação ficou marcada para 9 de janeiro.