Com os objetivos de promover e incentivar a leitura e a escrita autoral, por meio da valorização da produção literária nas instituições de ensino de Rio do Sul, foi lançado neste ano o V Concurso Literário Manoel Karam. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, por meio de formulário virtual disponível no editais.fundacaocultural.art.br/karam2023.
Podem participar estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, matriculados nas escolas públicas e privadas de Rio do Sul. O tema é livre, com duas categorias: conto e poema. Cada aluno poderá inscrever apenas um trabalho por categoria, que seja de sua autoria.
Informações sobre a formatação e tamanho dos textos, critérios de avaliação e subcategorias estão no edital. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail concursokaram@gmail.com.
O Concurso Literário Manoel Karam é organizado pela Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, Fundação Cultural de Rio do Sul e Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos.
PREMIAÇÃO
O primeiro colocado em cada categoria e em cada subcategoria será contemplado com medalha, certificado e um kindle (dispositivo eletrônico para leitura de livros digitais). O segundo colocado vai receber medalha, certificado e R$ 150,00 em vale-livro. O terceiro colocado receberá medalha, certificado e R$ 100,00 em vale-livro. Patrocínio: Sebo e Livraria Só Ler, Central Livros, Livraria Roma, Sebo e Livraria Sul e Comércio de Livros Alto Vale.
Os dez melhores trabalhos em cada categoria e subcategoria serão expostos ou divulgados virtualmente nas atividades da Feira do Livro de Rio do Sul – edição 2023. Os professores orientadores dos alunos vencedores serão premiados com kit de livros de autores regionais.
A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 06 de outubro, pelos canais de comunicação da Fundação Cultural de Rio do Sul. A entrega da premiação aos ganhadores será realizada durante a Feira do Livro, também no mês de outubro.
MANOEL KARAM
O nome da premiação homenageia o escritor, dramaturgo e jornalista Manoel Carlos Karam, que nasceu em Rio do Sul em 1947, e mudou-se para Curitiba em 1966, onde faleceu em 2007. O autor escreveu, dirigiu e produziu teatro nos anos 70 e publicou sete livros, entre eles Cebola (Vencedor do Prêmio Cruz e Souza de 1995). Há ainda obras publicadas postumamente e relançamentos pela Arte & Letra e Kafka Edições.