O Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí, da Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul (Acirs), completa 8 anos no dia 5 de abril. O grupo tem como visão ser agente fomentador do cooperativismo regional, buscando seu fortalecimento e maior representatividade econômica e social. “O cooperativismo desenvolve as pessoas, as empresas e as comunidades onde atua por meio de ações econômicas e sociais. Com o núcleo, aproximamos as cooperativas e potencializamos iniciativas para trazer ainda mais pessoas para esse movimento que contribui para um mundo mais justo para todos”, comenta o coordenador do núcleo, Leandro Linhares.
Com início em 2016 o Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí foi o primeiro do Estado de Santa Catarina. Desde o início desenvolveu diversas ações que movimentaram a região, como o Dia C e quatro edições do Fórum de Cooperativas.
A força do cooperativismo no Alto Vale
O Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí começou em 2016. Tem como visão ser agente fomentador do cooperativismo regional, buscando seu fortalecimento e maior representatividade econômica e social. Atualmente, são 19 cooperativas singulares nucleadas, de quatro ramos: 15 cooperativas de crédito, duas de saúde, uma no segmento agropecuário e uma do ramo de consumo.
Os números comprovam o quanto a iniciativa e o movimento cooperativista contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale. De acordo com um levantamento do núcleo e da OCESC, são mais 2023 colaboradores, 217 mil cooperados, mais de quatro bilhões em ativos totais e mais de 64 milhões de sobras distribuídas pelas cooperativas da região.
Texto: Camile Magalhães